...
LOGO PRINCIPAL LIBERDADE E VIDA
O impacto emocional do vício em drogas

O impacto emocional do vício em drogas

O impacto emocional do vício em drogas

O impacto emocional do vício em drogas

O vício em drogas cobra um preço emocional para quem sofre e para seus familiares. O vício cresce em um leito de turbulência emocional preexistente, e os sentimentos de ansiedade, vergonha, culpa e inutilidade que aumentam o risco de vício só pioram à medida que a dependência química se aprofunda.

O uso problemático de drogas também cria novas complicações emocionais para todas as pessoas que afeta. A dor e a perturbação emocional são inevitáveis para os viciados em drogas e seus entes queridos, e somente por meio de tratamento e recuperação as famílias podem escapar dos efeitos perniciosos da dependência química.

O impacto emocional do vício em drogas 

O vício em drogas é um distúrbio físico com profundas ramificações e dimensões emocionais. Os dependentes de algum tipo de droga lícita, ilícita ou medicação mal utilizada e os efeitos de seu vício são como ondas em um lago, espalhando-se para causar dor e sofrimento a todos nos círculos sociais e familiares do viciado.

A devastação emocional do vício em drogas é experimentada de forma mais direta e aguda pelos próprios viciados. Mas cônjuges, filhos, pais, avós, irmãos, parentes e amigos próximos também sentem o impacto do vício, e suas reações emocionais variam em um amplo cenário de dor, estresse e desânimo.

Os fatores emocionais de risco do vício em drogas – fatores comuns

Muitas vezes, as pessoas são levadas ao uso excessivo e ao abuso de drogas pelo desejo de escapar ou esquecer. Eles podem ter sofrido algum tipo de trauma no passado, ou podem estar passando por algum trauma no presente, que os deixa atormentados por sentimentos de estresse e ansiedade.

O impacto emocional do vício em drogas

Alguns dos fatores de risco emocionais comuns para o vício em drogas incluem:

  • Ser submetido a abuso físico, emocional ou sexual na infância
  • Exposição a estilos parentais distantes ou negligentes
  • Vários casos de intimidação
  • Ser vítima de violência doméstica
  • Sofrer um desastre natural, possivelmente envolvendo a perda de vidas
  • Perder um ente querido por morte, divórcio ou abandono

Pessoas que passaram por tais experiências podem sentir culpa ou vergonha se, de alguma forma, se sentirem culpadas pelo abuso que sofreram ou pela perda que experimentaram, ou pelas circunstâncias que criaram e que levaram aos danos emocionais.

O impacto emocional do vício em drogas – instabilidade

O vício em drogas pode se desenvolver facilmente entre pessoas que usam substâncias ilícitas para entorpecer sua dor emocional preexistente, mas essa não é uma estratégia que funcione por muito tempo (se é que funciona).

O impacto emocional do vício em drogas

Eventualmente, a tolerância às drogas aumenta e os usuários têm que tomar mais e mais de sua substância de escolha para sentir os mesmos efeitos – que é a principal razão pela qual essas substâncias são tão viciantes.

Outro problema é que as próprias drogas criam novos desequilíbrios químicos no cérebro – ou reforçam os antigos – que podem levar a um aumento da instabilidade emocional.

A pessoa pode ter inicialmente recorrido às drogas para ajudá-la a esquecer ou suprimir suas memórias e os sentimentos de ansiedade ou inutilidade que a acompanham.

O impacto emocional do vício em drogas – transtornos

Mas, uma vez que alguém desenvolve um problema de abuso de drogas, pode experimentar mudanças dramáticas de humor que fazem com que sentimentos ocultos de baixa autoestima e baixa autoconfiança venham à tona, geralmente com intensidade avassaladora.

Cerca de 40% das pessoas com transtornos por uso de substâncias também sofrem de pelo menos uma forma de doença mental (os percentuais podem ser maiores com algumas drogas).

O impacto emocional do vício em drogas

Os transtornos de humor e de ansiedade são especialmente comuns entre os viciados em drogas, e as emoções turbulentas ou incapacitantes que eles produzem explicam por que muitos pacientes optam por se automedicar com drogas e álcool.

A vida emocional do viciado em drogas – sobre o bem estar

Quando alguém se torna viciado em qualquer tipo de droga ilícita ou em medicamentos prescritos que tenha usado indevidamente, isso destrói sua estabilidade emocional.

Eles podem ter recorrido às drogas para ajudá-los a escapar ou esquecer sentimentos perturbadores, mas essa dependência tem um impacto único em seu bem-estar emocional.

O impacto emocional do vício em drogas

Algumas das reações emocionais criadas pelo abuso de substâncias incluem

Culpa. Negação à parte, os viciados geralmente estão cientes do estresse e da dor de cabeça que seu comportamento causa para seus entes queridos, e sua culpa por não ser capaz de parar de usar pode ser esmagadora.

Infelizmente, a culpa e a vergonha desgastam a autoestima de uma pessoa, e a falta de autoestima pode tornar mais difícil para os viciados encontrarem coragem para parar de usar drogas.

    Medo. Pessoas com dependência de drogas temem o estigma da exposição e a possível perda de relacionamentos, emprego e senso de dignidade pessoal que pode resultar da descoberta da verdade por outros.

Em última análise, seu maior medo é perder tudo o que mais valorizam, incluindo sua própria saúde e liberdade.

    Desamparo. A maioria dos viciados em drogas tenta parar por conta própria muitas vezes, mas não consegue manter a sobriedade.

Depois de um tempo, eles começam a se sentir impotentes contra o vício, que é mais uma emoção que prejudica sua autoestima e sentimentos de poder pessoal.

    Depressão. O abuso de drogas assombra aqueles que afeta. Isso os impede de alcançar seus objetivos, cumprir suas responsabilidades pessoais e controlar seu destino.

Tudo isso pode contribuir para sentimentos de profunda tristeza e depressão, e as mudanças no cérebro causadas pelo abuso de drogas também podem desencadear ou reforçar a depressão.

    Raiva. Os viciados em drogas estão com raiva de si mesmos por causa de seu comportamento, com raiva de outras pessoas que tentam confrontá-los sobre esse comportamento e com raiva do mundo por abandoná-los e deixá-los sem esperança de um futuro melhor.

    Renúncia. A certa altura, muitos viciados em drogas simplesmente desistem de si mesmos e de suas vidas.

Este é um estágio especialmente perigoso do vício, e é imperativo que as pessoas que alcançaram essas profundezas consigam algum tipo de ajuda rapidamente, antes que se afoguem em seu próprio desespero.

O efeito do vício em drogas na família e nos amigos – incertezas

À medida que rastreiam a queda de seu ente querido na dependência de drogas, familiares e amigos muitas vezes experimentam as mesmas emoções do viciado: raiva, medo, culpa, impotência, depressão e resignação.

O impacto emocional do vício em drogas

O vício é uma âncora nas famílias que afeta, deixando-as à deriva em mares hostis e desconhecidos, sem terra segura em lugar nenhum à vista.

A incerteza sobre o futuro é outra emoção vivida pelos entes queridos dos viciados em drogas, e essa incerteza às vezes pode ser difícil de suportar.

O vício em drogas pode ser uma doença fatal, e as pessoas que vivem ou amam os viciados nunca podem ter certeza das notícias que o próximo telefonema ou batida à porta trará.

Viver com um viciado produz insegurança constante, acompanhada por uma ansiedade que nunca cede totalmente.

O impacto emocional do vício em drogas

Alguns viciados em drogas podem se tornar emocionalmente ou fisicamente hostis enquanto estão sob a influência, e pode ser altamente estressante – ou mesmo perigoso – para cônjuges ou filhos que precisam lidar com esse temperamento explosivo e imprevisível.

Os viciados em drogas às vezes podem se envolver com pessoas desagradáveis, e ter essas pessoas por perto pode aumentar o estresse e o medo que os entes queridos já estão sentindo.

O dano causado pelo vício em drogas pode ser sutil, mas abrangente.

O vício distorce a vida de todos que toca, manipulando suas emoções e esmagando suas esperanças uma e outra vez.

O impacto emocional do vício em drogas

Para os familiares e amigos íntimos de um viciado, nada será igual enquanto as drogas continuarem a exercer sua influência perniciosa.

Encontrando esperança no tratamento – assistência

O vício em drogas não pode ser eliminado ou banido por pura força de vontade.

Aqueles que sofrem de dependência química precisam de assistência especializada e treinada de especialistas em dependência que contam com o que há de mais moderno em medicina baseada em evidências para tratar esta condição perigosa.

No grupo Liberdade e Vida, o tratamento médico para dependência é a melhor opção para pessoas cujas vidas foram viradas do avesso pelo abuso de drogas.

No ambiente da unidade de tratamento, todos estão trabalhando juntos para atingir os mesmos objetivos, apoiando-se em métodos com um histórico comprovado de sucesso.

Durante a reabilitação, as mensagens são positivas e esperançosas, enquanto o adicto em recuperação é convidado a imaginar e realizar um futuro livre dos efeitos corrosivos e perigosos das drogas.

A terapia durante o tratamento abordará as causas emocionais e psicológicas subjacentes do vício, que tendem a perder sua influência quando são expostas e tratadas com honestidade.

Durante a terapia, os viciados em recuperação também aprenderão a reconhecer os gatilhos que apoiam seu abuso de drogas e as tentações que minam sua sobriedade, e isso pode ajudá-los imensamente enquanto se esforçam para desenvolver estratégias para resistir à voz interior de seu vício.

Fora da terapia e após o término do tratamento residencial formal para dependência de drogas, os viciados podem se beneficiar do envolvimento em grupos de pares de 12 etapas, como Alcoólicos ou Narcóticos Anônimos, que os conecta a outras pessoas que estão passando pela mesma luta.

Obrigado por ter lido esta matéria!

 
 
Tags

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

Gostou deste artigo? Compartilhe.

Nosso diferencial

Clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras. Nós mudamos de uma forma pioneira a maneira como tratamos nossos acolhidos e seus familiares

Rolar para cima
Liberdade e Vida Se inscreva para receber nossas mais recentes atualizações e notícias!
Dismiss
Allow Notifications
Can i download rank math pro for free ?.