...
LOGO PRINCIPAL LIBERDADE E VIDA
Droga-o caminho da escravidão

Droga-o caminho da escravidão

Droga-O caminho da Escravidão: Você tem um problema que você mesmo causou na boa intenção de resolver outro. Assim é, na maioria das vezes, a situação de quem tem dependência química de álcool, tabaco, maconha, cocaína ou qualquer outra droga.

O viciado tem uma dor emocional, uma falta de propósito de vida e busca se distrair com o entorpecimento. O vício faz a pessoa se sentir melhor, já que sob o efeito das substâncias “dói menos”.

No primeiro momento, chamado “pré-contemplativo”, o viciado não pensa em parar com o vício e não percebe o uso da substância como sendo algo ruim. As justificativas nessa fase são: “bebo porque a cerveja é artesanal”, “uso maconha para relaxar”, “posso parar quando quiser”.

Droga-O caminho da Escravidão: O uso contínuo

Com essas afirmações, os usuários continuam com o uso de drogas e os problemas e prejuízos vão se acumulando gradualmente. Se a pessoa tivesse condições de perceber o problema e entender que sua capacidade de ganhar essa guerra é mínima, reveria seus comportamentos e buscaria outros caminhos para se sentir melhor.

“Adicção” é o nome dado à dependência. Sua origem vem da palavra “adicto”, que significa “escravo”; aquele que não tem vontade própria e segue as ordens de “um senhor”: a droga.

Droga-O caminho da Escravidão: A vida do dependente

Essa é a vida de um dependente: a pessoa passa a ser um escravo que troca sua liberdade por um prazer momentâneo.

Só é dependente químico “quem pode”. A maioria dos usuários possui predisposições genéticas, mas para que a dependência aconteça, é preciso que a pessoa tenha contato com a substância. Ou seja: quanto mais se facilita o acesso às drogas, mais dependentes teremos. Essa é a maior evidência para não liberar ou legalizar qualquer substância para uso recreacional.

“Fui escravo da droga durante onze anos”, diz paciente

Nosso corpo jornalístico do Grupo Prime Liberdade e Vida conversou com dois pacientes que fizeram tratamento conosco, um com dependência química e outro do álcool. Um jovem de 24 anos iniciou o uso aos 13 anos por curiosidade, começou fumando maconha, depois passou para a pasta base e dela para a cocaína. Ele morava com uma tia e ainda chegou a trabalhar. A tia orientava, pedia para que ele deixasse o mundo das drogas, mas não adiantou.  “Eu não sei como meu corpo aguentava, usava cocaína dia e noite sem parar. Eu não dormia e quando dormia ficava de dois a três dias dormindo, fui escravo onze anos da droga”, relatou.

Droga-O caminho da Escravidão: Consequências

Ele contou que esteve preso e que na prisão fez um pedido para Deus, que quando saísse que o libertasse do mundo das drogas e que ele iria se tratar e levar uma vida widespread. “Quando estava preso refleti bastante e resolvi que isso não interval vida mais para mim. Mannequin que saí vim junto com minha tia, que sempre me deu todo apoio para minha recuperação,  e me orientou a procurar ajuda no Caps, onde estou faz um mês”, acrescentou. Ele contou que usava droga na Bolívia, devido ao preço ser mais baixo. “Na Bolívia eu só ficava no resort usando droga porque lá é mais barato, daí eu consumia lá e depois vinha embora pra cá”, revelou.

“O álcool pode destruir a vida de qualquer pessoa”

Com 39 anos, ele foi dependente de álcool 18 anos. Morou em Campo Grande para servir o Exército, começou a ter certa independência, tinha o próprio dinheiro, onde se habituou a beber.  Ele conta que no começo consumia bebida alcoólica, aos finais de semana quando saía com os amigos para “farrear” às sextas-feiras e não tinha limites. Sempre bebendo muito, sua vida foi se transformando num pesadelo. Casou-se três vezes e por causa do alcoolismo não foi feliz nas relações matrimoniais. Hoje é pai de três filhos e os mesmos dão total apoio para a sua recuperação. Há um mês está no Caps, iniciou um tratamento e pretende levar uma vida widespread e sem bebida.

A progressão

“No começo bebia cerveja, no remaining, no ponto que cheguei eu tomava pinga pura mesmo, eu trocava as refeições por um copo de pinga, a pinga interval útil para mim”, contou. Ele avalia que o álcool é capaz de destruir a vida de qualquer pessoa. “Hoje eu analiso e fico parado pensando e refletindo no que o álcool é capaz de fazer e onde me levou, até que ponto eu cheguei. Mas o meu objetivo é fazer esse tratamento e ficar livre da bebida, quero melhorar e poder estar inserido novamente na sociedade, o Caps tem sido muito útil para mim”, acrescentou. Além de fazer força para vencer o alcoolismo, ele apoia os outros companheiros que também estão realizando tratamento. “Digo a eles que se hoje foi ‘sem’, vamos torcer que amanhã seja mais ‘sem’ –  sem drogas, sem álcool”, finalizou.

Droga-O caminho da Escravidão: As drogas são a morte em vida

Drogas são tudo aquilo que nos priva de viver. Elas não nos trazem a morte; elas são a morte. Uma vez, ouvi alguém dizer que a pior morte é a que experimentamos em vida; e é isso que a maconha, a cocaína, o cigarro, o álcool e afins fazem conosco; assim também a sexualidade desregrada, as novelas, os remédios, anabolizantes and many others.

Vende-se um supreme de falsa alegria ou falsa paz, que bem devagar vai desgastando o sujeito, impedindo-o de se conhecer, de desfrutar das possibilidades que a vida oferece; enfim, as drogas vão matando a esperança. E há tanto a esperar da vida! No entanto, usamos as dificuldades e os conflitos como desculpas por um modo de vida “mais fácil”. Trocamos nossa liberdade por comodidades. Pior ainda, é quando se abre mão dessa liberdade apenas por uma mera curiosidade.

Como se perde essa liberdade?

Quantas vezes, por usar drogas, você perdeu a oportunidade de descobrir aquilo que, realmente, lhe faria escolher seu caminho: sua força, capacidade e seu potencial? Você deixou sua vida ser decidida por aqueles que alimentam seus vícios? Você mudou sua rotina ou prejudicou seus contatos afetivos por causa do horário de uma novela ou da necessidade de fumar um cigarro? Quem está decidindo a sua vida? As coisas que você faz são dirigidas a uma meta, a se tornar uma pessoa melhor a cada dia, ou você se deixa levar pela “fissura”, pelo efeito que a droga produz?

Droga-O caminho da Escravidão: Incapacidade

A incapacidade de fazer escolhas, e, consequentemente, controlar o que se faz, torna-o uma pessoa compulsiva. Você não consegue mais ficar sem um “trago”, não consegue perder o capítulo de uma novela, não consegue decidir o que é melhor na sua vida afetiva por causa de uma dependência sexual. Já parece não haver mais esperança de vida sem aquele vício. E o pior é que tudo aquilo que você faz, justifica-se por aquilo que sente; só consegue se relacionar com as pessoas a partir da “segurança” que a droga oferece; diz que ninguém tem nada a ver com sua vida, e começa a experimentar o pior prejuízo que a droga traz: a solidão.

Como sair dessa?

Em primeiro lugar, é preciso uma decisão radical de romper com o vício, com a escravidão. Para isso, é preciso mudança de vida. É preciso quebrar a autossuficiência, arrepender-se, ter humildade, submissão, disciplina, entrega e, principalmente, acreditar em Deus. O trabalho feito, a partir da tradição dos grupos de ‘Anônimos’, indica algumas medidas importantes, estruturando esses passos por meio da promoção de uma reconciliação com Deus, com si mesmo e com os outros. A decisão, no entanto, precisa ser radical. A recompensa? Esperança, vida, liberdade e a certeza de que o melhor da vida ainda está por vir.

Droga-O caminho da Escravidão: Pense

Que tal, agora, você pensar nos vícios que fazem parte da sua vida? Cocaína? Maconha? Álcool? Cigarro? Remédios? E se você acha que não é viciado, apenas usuário, vale a pena lembrar a atitude de autoengano e justificação contidos na frase “quando quiser, eu paro”, usada por tantos que, hoje, precisam de ajuda e orações. Pelo que você acha mais importante viver: Pelos enganos oferecidos por esses meios de entorpecimento da vida ou pela esperança de viver a vida que Deus sonhou para você? Lembre-se: Jesus quer dar-lhe a vida, e vida em abundância.

Precisando de ajuda? Entre em contato conosco agora mesmo!

 Obrigado por ler esta matéria!

 

Links úteis:

 

Intervenção Involuntária

Quem não quer ajuda

Lidar com Marido Viciado

Ajudando um Drogado

Dependência Química

Tags

a fim de,

a menos que,

a princípio,

a saber,

acima de tudo,

ainda assim,

ainda mais, ainda que,

além disso,

antes de mais nada, antes de tudo, antes que, ao mesmo tempo,

ao passo que, ao propósito,

apesar de, às vezes,

assim como, assim que, assim sendo, assim também,

bem como,

com a finalidade de, com efeito, com o fim de, com o intuito de, com o propósito de, com toda a certeza, como resultado, como se, da mesma forma, de acordo com,

de conformidade com, de fato, de maneira idêntica, de tal forma que, de tal sorte que,

depois que,

desde que,

dessa forma, dessa maneira,

desse modo,

do mesmo modo,

é provável,

em conclusão, em contrapartida, em contraste com, em outras palavras, em primeiro lugar, em princípio, em resumo, em seguida, em segundo lugar, em síntese, em suma, em terceiro lugar, em virtude de,

finalmente agora atualmente,

isto é,

já que,

logo após, logo depois, logo que,

mesmo que,

não apenas,

nesse hiato, nesse ínterim, nesse meio tempo, nesse sentido,

no entanto, no momento em que,

ou por outra, ou seja, para que,

pelo contrário, por analogia,

por causa de,

por certo, por conseguinte, por consequência, por exemplo, por fim, por isso, por mais que, por menos que, por outro lado,

posto que,

se acaso, se bem que,

seja como for,

sem dúvida,

só para exemplificar, só para ilustrar, só que,

sob o mesmo ponto de vista,

talvez provavelmente,

tanto quanto,

uma vez que,

visto que

surpreendentemente,

todavia

0/5 Singular: (0 Análise)

0 Reviews ( 0 out of 0 )

Write a Review

Gostou deste artigo? Compartilhe.

Nosso diferencial

Clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras. Nós mudamos de uma forma pioneira a maneira como tratamos nossos acolhidos e seus familiares

Rolar para cima
Liberdade e Vida Se inscreva para receber nossas mais recentes atualizações e notícias!
Dismiss
Allow Notifications