...
LOGO PRINCIPAL LIBERDADE E VIDA
amor exigente - Liberdade e Vida

Grupo de apoio Amor Exigente

Grupo de apio Amor Exigente

Grupo de apio Amor Exigente

Sua História

 

Mara Sílvia Carvalho de Menezes, à frente do movimento do grupo de apoio amor exigente, adaptou o programa AMOR-EXIGENTE – AE ao contexto brasileiro e apresentou o novo programa durante a “Primeira Conferência Latino Americana de Comunidades Terapêuticas para Farmaco dependentes e Alcoolistas, Prevenção e Terapia” I CLACT.  Adaptação Brasileira Aos dez princípios do programa americano, acrescentou mais dois, e a partir dai ficaram    sendo  12 princípios Básicos; apresentou preceitos sem fronteiras para a organização da família.  De lá para cá, o movimento cresceu e espalhou-se por todo o país.                 

Grupo de apoio Amor Exigente – O Histórico no Brasil:

 

O Grupo de Amor-Exigente surge em 1994, formado por um grupo de pais preocupados com a  problemática que envolvia as suas famílias.  E em 1995 foi criada a Associação do Amor-Exigente – AMAE, uma entidade civil de direito privado sem fins lucrativos, como também, uma entidade de utilidade pública mantenedora dos Grupos.

Grupo de apoio Amor Exigente – 

O Trabalho voluntário:

 

O trabalho Voluntário Atualmente conta com alguns milhares de voluntários, mestres em AE, líderes importantes de suas comunidades, estão a serviço deste apostolado, que  é o resultado de uma caminhada persistente, perseverante, de tantos quantos acreditam no Amor-Exigente e desejam levar outras pessoas a se beneficiarem deste programa.  Esta é mais uma  grande  vitória   do Padre Haroldo que, grande semeador, nos dá a oportunidade de cultivar e acompanhar as colheitas.  Os voluntários atuam nos Grupos de Apoio, são multiplicadores e mestres para difundir o programa em igrejas, clubes, no ambiente de trabalho e para amparar o próximo nos momentos de dor.  A atuação do    voluntário    é pautada  em Princípios  Básicos e Éticos, responsabilidade social e espiritualidade pluralista, mobilizando em  rede social para enfrentar adequadamente as questões relacionadas às drogas e violências. Atualmente, o movimento conta com mais de 11 mil voluntários, que realizam, aproximadamente 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. 

Grupo de apoio Amor Exigente – Os grupos:

 

São 736   grupos  no Brasil, 03 na Argentina 15 no Uruguai, além de 350 Grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de jovens na sociedade. Assim, o Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda    que    desenvolve    preceitos   para     a organização da família,  que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da Espiritualidade e dos Grupos de auto e mútua ajuda    que     através    de     seus       voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-se a perceberam a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. Há 30 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, no Brasil.  O programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social  amor-exigente, pois desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como lutar contra  tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos  acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas são, também, propostas do AmorExigente.

Grupo de apoio Amor Exigente – Preceitos básicos:

 

No que se refere à Prevenção    Primária   (que   é   chegar    antes  que a“drogadição” aconteça na família) a Coordenadoria Regional do  Amor-Exigente realiza cursos de Prevenção Universal para pais, educadores e responsáveis por crianças de 0 a 12 anos de idade. Na Prevenção Secundária (o adolescente já está experimentando a droga num processo ocasional), a  Coordenadoria Regional do AE pode oferecer reuniões semanais em Grupos de jovens e de familiares. Para a Prevenção Terciária (o jovem e/ou adulto já apresenta a dependência química – toxicômano) a  Coordenadoria Regional do Amor-Exigente, através de reuniões semanais nos Grupos de Apoio de auto e mútua ajuda,   oferece    aos  familiares: troca  de informações, partilhas de experiências e orientações com definições de metas,  estimulando mudanças de comportamento.  Ainda, apoiam e orientam as famílias que  tenham dependentes químicos  entre    seus      membros, ajudam os jovens, dando a eles condições para preveni-los e   conscientizá-los   quanto  ao problema do uso e abuso de drogas, divulgam na mídia a proposta do Amor-Exigente para que esta mensagem beneficie cada vez maior número de pessoas, formam grupos de prevenção primária, envolvendo a participação de professores e comunidade escolar no Estado , etc…

Grupo de apoio Amor Exigente – 

A essência

 

Essencialmente, o Amor-Exigente é um novo enfoque para verdadeiros e comprovados conceitos de educação.  É uma proposta comportamental, destinada a pais, orientadores, educadores e familiares em geral como forma de prevenir e solucionar problemas com os alunos, filhos, entes queridos.  Em Grupos de apoio e ajuda mútua do Amor-Exigente, os pais, professores   e  familiares são encorajados a agir em vez  de só falar; desencorajados de usar violência ou agressividade. Assim, o Amor-Exigente passa a representar compromisso concreto com a ação social do nosso Estado, no desenvolvimento e colaboração com programa  e     instituições     que     se    ocupem      da ação primária, secundária e terciária ao uso abusivo de álcool e outras drogas.       A Coordenadoria Regional do Amor-Exigente vem atendendo, desde 2006, aos familiares de usuários de drogas que são encaminhados pela Justiça de todo o Brasil. Por isso a necessidade de uma maior divulgação dentro do nosso âmbito que, com certeza, proporcionará  às famílias que estão em busca de orientações, conhecimentos, procedimentos, não só para  atender o problema de seu dependente, como também,     para prevenção para aqueles  filhos que ainda não têm qualquer    envolvimento    com   o mundo das  drogas.   Muitas pessoas procuram o AE para conhecerem esta doença denominada “drogadição”.  Esse atendimento é ilimitado, sendo desenvolvido por voluntários através de orientações nas reuniões de grupos de auto e mútua ajuda, e em palestras de sensibilização.

Grupo de apoio Amor Exigente – Um exemplo de esforço em Mato Grosso

 

Em 27 de março de 2009, foi implantado um  Grupo de Amor-Exigente nas dependências do Juizado Especial Criminal Unificado de Cuiabá, cuja parceria foi idealizada pelo MM. Juiz de Direito, Dr. Mário Roberto Kono de Oliveira, tendo em vista a sua preocupação com as famílias dos usuários de drogas, que possuem ações que tramitam neste Juizado, de natureza criminal associada ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas.  Esta preocupação decorreu da desestrutura emocional que acomete os familiares e/ou pessoas próximas que convivem com os usuários, pois essas pessoas desenvolvem a co-dependência, que é definida pelo CODA – Co-dependentes Anônimos, como a “inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis com os outros e consigo mesmo”. Ressalta-se que, na grande maioria são as mães dos autores dos fatos as mais envolvidas,    e acabam adoecendo junto   com    seus    familiares     usuários, necessitando, assim, também, de assistência e tratamento, para que possa se reabilitar e serem coadjuvantes na reabilitação dos familiares usuários, pois a família é fundamental no processo de reabilitação do usuário e manutenção da abstinência. Ficou comprovado, através de relatórios, que foram muitos os benefícios que o programa pode proporcionar   aos pais, não só para ajudar na recuperação dos usuários, mas, principalmente com referência aos familiares e, ainda, quanto à prevenção, repercutindo, positivamente perante toda a sociedade.   

Grupo de apoio Amor Exigente – Considerações finais

 

O Amor-Exigente nos dá esperança, equilíbrio, oportunidade de nos conhecermos e de mudarmos  nossa vida. É um programa transformador que nos ensina que ninguém tem o poder de nos fazer infelizes e nos leva a procurar uma qualidade de vida cada vez melhor.

Obrigado por ter lido esta matéria!

 

Links úteis:

 

Intervenção Involuntária

Quem não quer ajuda

Lidar com Marido Viciado

Ajudando um Drogado

Dependência Química

Grupo de apio Amor Exigente
Tags

Ademais,

afinal,

aliás,

analogamente,

anteriormente,

assim,

certamente,

conforme,

conquanto,

contudo,

decerto,

embora,

enfim,

enquanto,

então,

entretanto,

eventualmente,

igualmente,

inegavelmente,

inesperadamente,

mas,

outrossim,

pois,

porquanto,

porque,

portanto,

posteriormente,

precipuamente,

primeiramente,

primordialmente,

principalmente,

salvo,

semelhantemente, similarmente,

sobretudo,

surpreendentemente,

todavia

0/5 Singular: (0 Análise)

0 Reviews ( 0 out of 0 )

Write a Review

Gostou deste artigo? Compartilhe.

Nosso diferencial

Clínicas de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras. Nós mudamos de uma forma pioneira a maneira como tratamos nossos acolhidos e seus familiares

Rolar para cima
Liberdade e Vida Se inscreva para receber nossas mais recentes atualizações e notícias!
Dismiss
Allow Notifications